terça-feira, 20 de julho de 2010

Caixa Band Pass 6ª ordem - BP6

A seguir algumas imagens da caixa band pass de 6ª ordem que fiz para colocar no meu Fiat uno. Esta caixa tem como principal característica um filtro passa banda natural, ou seja, ela só deixa passar um faixa bem específica de frequências (exemplo, 30 hz à 120 hz). Também é ideal para quem gosta de usar subwoofer pra tocar som fora do carro(trio automotivo), pois como o sub trabalha num obtáculo fechado o deslocamento do cone é minimizado por conta do "freio mecânico" introduzido pela massa de ar no interior da caixa. Deste modo, o sub não corre o risco de queimar por deslocamento exagerado. Outra vantagem é o ganho absurdo de decibeis no interior do veículo em torno de 5 a 10 db, a depender do projeto. A desvatagem desta caixa é sua complicada confecção e, durante o seu funcionamento mascara as reclamações do sub. Quanto maior o volume mais grave ela dá, ai é que mora o perigo - você torra literalmente a bobina do subwoofer.
Até breve pessoal, postem comentários a vontade!









17 comentários:

  1. teno 02 sub fosgate de 12" e quero usar para fora do carro, tem ideia de como fazer essa caixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tem varios projetos na net fora isso não adianta dsó a medida do sub , mas tbem a potencia

      Excluir
    2. Tira do carro e coloca na frente da tua casa pronto ja ta tocando fora do carro kkkkk

      Excluir
  2. boa tarde tenho um sub de 10 da pioneer de 400w rms ficaria bom com uma caixa dessas? quais são as medidas? obrg and.lima80@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/8/11 12:33

    Pareceu-me que a proporção 2/3 para 1/3 não foi devidamente respeitada, sabe o propósito?

    ResponderExcluir
  4. tenho um pyramid 12 e quero uma caixa dessa ai. qual as medidas dela? karlos783@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Qual a diferença de 6' p 4' ordem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6º ordem duto em ambos compartimentos , e 4º selada com duto no compartimento da suspensao

      Excluir
  6. Tenho uma bandpass com um falante de 8', ela tem 60 litros no total, reproduz de 40 a 90 htz, eu to querendo colocar um ffalante de 10' he possível? Obrigado...

    ResponderExcluir
  7. tenho 2 sub 12 fosgate 250rms punch xlc,euquero montar uma band pass com os 2 subs,mas nao sei qual a litragem usar pra cada sub...?oque vc recomenda?

    ResponderExcluir
  8. Tenho aqui dois Bravox Endurance E2K 12D2(800rms cada) e módulo Taramps HD 3000rms pra tocar em um Gol G6. Gostaria de um projeto.. e-mail: jeanpablocaiafa@hotmail.com
    Face: Jean Pablo Caiafa.

    ResponderExcluir
  9. cara eu tenho um falante de 12 polegadas eu queria a litragem serta da caixa band pass tenho uma piramyd de 800 vc pode me mandar

    ResponderExcluir
  10. cara tenho 12 sub da pionner 1400 do antigo equivalente 400 rms quais sao as medidas favor mande para min grato washington.ftb.cpd@gmail.com e urgente obg

    ResponderExcluir
  11. tem como fazer uma caixa com 4 auto falante para uma camioneta?? será q iria ficar bom? os auto falantes seria 4 pionner de 400rms!!

    ResponderExcluir
  12. tem como fazer uma caixa com 4 auto falante para uma camioneta?? será q iria ficar bom? os auto falantes seria 4 pionner de 400rms!!

    ResponderExcluir
  13. Tem como faser uma caicha di son toca sem auto falanti?

    ResponderExcluir
  14. Tenho um sub de 12 308 da pioneer gostá ria de um projeto de para ele.
    Email deniscl@hótimail.com
    Obrigado e uma boa noite

    ResponderExcluir